São Paulo
21°C
Rio de Janeiro
24°C
Brasília
18°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
21°C
Fortaleza
26°C
Recife
27°C
Manaus
27°C
Curitiba
20°C
Porto Alegre
18°C
Home >> Último Segundo >> Vendaval destrói área de embarque e faz aviões girarem em Buenos Aires

Vendaval destrói área de embarque e faz aviões girarem em Buenos Aires

Ventos chegaram a 146 km/h na capital da Argentina e mais de 50 mil pessoas estão sem luz

por

Rafael Nascimento

17 de dezembro de 2023

IG

Cenas de destruição nas áreas interna e externa de aeroporto em Buenos Aires após forte vendavalReprodução/X

Uma forte tempestade atingiu Buenos Aires neste final de semana e deixou mais de 50 mil moradores sem energia elétrica. Contudo, o que mais tem chamado a atenção nas redes sociais foi a força do vendaval que fez até aviões girarem no Aeroparque Jorge Newbery.

Aeronaves que estavam estacionadas começaram a girar com a força do vento , como mostram alguns registros compartilhados na internet. O aeroporto foi fechado devido aos danos causados.

Houve estragos em vários pontos da área externa do terminal, que também teve sua área interna afetada. Dados dos boletins meteorológicos registraram rajadas de vento de 96 km/h na região do Aeroparque, na última madrugada. Já na capital argentina, os ventos chegaram até a 146 km/h.

Confira os vídeos:

TEMPO | Vendaval violento na cidade de Buenos Aires faz aviões girarem no Aeroparque. Aeroporto registra muitos danos. Veja mais vídeos e fotos do Aeroparque da capital argentina. ▶️ https://t.co/jbjqLouf7j pic.twitter.com/HcmdDzutAB

— MetSul Meteorologia (@metsul) December 17, 2023

Un fantasma moviendo la escalera del aeroparque pic.twitter.com/DW4XNQXimz

— Lady Market (@ladymarketok) December 17, 2023

 

⚠️ Impactantes videos que llegan desde Aeroparque Jorge Newbery pic.twitter.com/ZQTc28F88c

— Tormentas de Zona Sur (@SurTormentas) December 17, 2023

 

La tormenta y el aeroparque Jorge Newbery, no son compatibles , vuelos desviados y actividad detenida , @ambientedevuelo via instagram pic.twitter.com/Mjnba6oFgT

— Carlos Francisco Rinzelli (@rinzelli62) December 17, 2023

Alerta laranja

A tempestade começou por volta de 3h da manhã (horário local), deixando dezenas de árvores caídas, outdoors desmoronados, entre outros danos. Mais de 500 pedidos de ajuda foram registrados até às 9h (horário local) e o Aeroporto Jorge Newbery foi fechado com mais de 70 voos cancelados ou desviados para outros aeroportos.

No sábado (16), fortes chuvas e ventos também atingiram a cidade litorânea de Bahía Blanca. Após a queda do telhado de uma instalação onde estava ocorrendo uma competição de patinação, 13 pessoas morreram e dezenas ficaram gravemente feridas, de acordo com fontes do gabinete do prefeito, segundo o jornal argentino La Nación.

TRAGEDIA EN BAHÍA BLANCA

⚫ Por el fuerte temporal en la ciudad del sur de Buenos Aires, se derrumbó el techo del Club Bahiense del Norte durante un festival de patín causando 13 fallecidos y varios heridos.

➡️ Se registraron vientos de 150km/h que también provocó destrozos… pic.twitter.com/x8i4tweatJ

— El Crack Deportivo (@CrackDeportivo_) December 17, 2023

At least 13 people have died and many more are injured following the collapse of a sports centre roof during a violent storm.
The collapse took place at the Bahiense del Norte Club, in Bahía Blanca, Argentina, during a rolling-skating exhibition.
Around 11 people were ‘seriously pic.twitter.com/AIpo1b4vz9

— MassiVeMaC (@SchengenStory) December 17, 2023

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) informou na manhã deste domingo (17) que um alerta laranja está em vigor para a região metropolitana de Buenos Aires, para Mar del Plata, Junín e Pergamino, entre outras cidades da província de Buenos Aires; para Rosário, Villa Constitución e outras localidades no sul da província de Santa Fé; e para o sul de Córdoba e Entre Ríos.

O alerta laranja é emitido quando há “fenômenos meteorológicos que são perigosos para a sociedade, a vida, a propriedade e o meio ambiente”, de acordo com o SMN, que ainda aconselhou a população a ficar em casa e evitar trafegar em vias públicas, exceto em casos de emergências.

Javier Milei, o novo presidente que tomou posse na semana passada, se manifestou em suas redes sociais.

“Juntamente com o Gabinete Nacional, acompanhamos a tempestade na Província de Buenos Aires. Lamento profundamente as vítimas que isso causou em Bahía Blanca e envio minhas mais profundas condolências à família e entes queridos. Forneceremos as informações conforme as tivermos. Pedimos a todos que estiverem em áreas de risco que permaneçam em suas casas”. O presidente argentino viajou para Bahía Blanca neste domingo.

Estamos siguiendo junto al Gabinete Nacional la tormenta en la Provincia de Buenos Aires.
Lamento profundamente las víctimas que la misma causó en Bahía Blanca y envío mi más sentido pésame a los familiares y seres queridos. Iremos dando información a medida que la vayamos… https://t.co/JRkaKkVl9p

— Javier Milei (@JMilei) December 17, 2023

Argentina Buenos Aires Tempestade vendaval Vendaval e tempestade

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.