São Paulo
18°C
Rio de Janeiro
21°C
Brasília
21°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
21°C
Fortaleza
27°C
Recife
26°C
Manaus
30°C
Curitiba
11°C
Porto Alegre
15°C
Home >> Último Segundo >> ATUALIZARChamadas ‘indesejadas’ de telemarketing passam por mudanças. Confira!

ATUALIZARChamadas ‘indesejadas’ de telemarketing passam por mudanças. Confira!

por

Flipar

11 de março de 2024

IG

Uma boa notícia para os brasileiros (pelo menos para quase todos): já está em vigor a nova regra da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Agora, é mais fácil bloquear e/ou ignorar as indesejadas chamadas de telemarketing. O FLIPAR! te conta agora que história é essa.
A nova regra exige que, desde já, as empresas de telemarketing que usem o código 0303 para deixarem claro que são companhias deste ramo. No entanto, a regra só vale para ligações feitas de celular. A regra só valerá a partir de junho para chamadas oriundas de telefone fixo.
Empresas de telemarketing geralmente são terceirizadas de grandes companhias. Elas nos procuram para tentar emprestar dinheiro (com muitos juros), vender planos de telefonia e de tv a cabo, entre outros serviços
Quando uma empresa liga e você não conhece o número, tende a atender. Se for telemarketing, pode haver perda de tempo, o que irrita o cidadão. Mas, se não atender, pode perder uma oportunidade de emprego, por exemplo. Agora, com o prefixo 0303, você já saberá do que se trata.
Além de não atender, você pode bloquear o número para que ele não te procure outras vezes. Outra possibilidade é entrar em contato com a sua operadora para que ela impeça todos os números com este início de te ligarem.
No Brasil, as ligações de telemarketing têm passado do tolerável. Há pessoas recebendo telefonemas fora do horário comercial, à noite e até de madrugada.
Empresas de telemarketing que fazem cobranças ou pedem doações não precisam usar o prefixo 0303. Caso você perceba que não há o cumprimento de regras, é importante denunciar para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A Anatel em conjunto com o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), poderá aplicar multas que vão de 700 até milhões de reais, dependendo do tamanho e do grau de insistência da empresa.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) será responsável por fiscalizar se as empresas estão realmente usando o prefixo. Ela poderá e deverá fazer denúncias se perceber irregularidades.
A falta de habilidade com a Internet faz com que muitas pessoas, principalmente idosas, não consigam se cadastrar. Neste caso, é necessário buscar orientação.
Em agosto do ano passado, a Anatel fez uma consulta pública para inserir ou não o prefixo 0303.
A resolução agradou à sociedade. A medirá foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Ato nº 10.413, em 10 de dezembro.
De acordo com várias pesquisas, os brasileiros são os que mais recebem esses telefonemas. No entanto, há divergências quanto à média mensal.
Uma pesquisa do TrueCaller apontou que o brasileiro recebeu, em média, 49,9 chamadas de telemarketing por mês em 2020. E aí entra outro problema: quase a metade dessas ligações era com tentativas de golpe.
Ainda segundo esta pesquisa, os americanos apareceram em segundo lugar em 2020, com 28,4 chamadas indesejadas por mês. Os húngaros fecharam o pódio naquele ano, com 28,3 ligações mensais há dois anos.
Já pelos dados do Deep Center, os brasileiros receberam, em média, 258 ligações de telemarketing durante o mês de agosto de 2021.
As pesquisas concordam que, quando não são tentativas de golpe, as ligações – em sua maioria – contêm ofertas de empréstimos e cartões de crédito.
O telemarketing é uma prática antiga. Hoje, não é das atividades mais lucrativas, mas ainda há muitos empresários investindo, pois os funcionários, em geral, são jovens de baixa escolaridade. Mão-de-obra barata que pode render bons lucros caso os clientes aceitem as propostas.
economia

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.