São Paulo
15°C
Rio de Janeiro
22°C
Brasília
18°C
Salvador
27°C
Belo Horizonte
19°C
Fortaleza
27°C
Recife
26°C
Manaus
24°C
Curitiba
11°C
Porto Alegre
10°C
Home >> Último Segundo >> Arábia constrói um dos maiores aeroportos do mundo em Riad

Arábia constrói um dos maiores aeroportos do mundo em Riad

por

Flipar

11 de março de 2024

IG

O Aeroporto Internacional de Riad, na Arábia Saudita, deve ser inaugurado em 2030, sendo um dos maiores do mundo. O aeroporto, numa área de 57 km², terá seis pistas de pouso paralelas. O local ainda terá 12 km² de áreas residenciais e recreativas.
Ele faz parte dos planos de megaconstruções do país, que também incluem Mukaab (arranha-céu em forma de cubo), Epicon (empreendimento com duas torres gigantescas), Jeddah (cidade que já está até sediando um circuito de Fórmula 1) e The Line, a cidade comprida no deserto (foto).
O Aeroporto Internacional King Salman tem um projeto arquitetônico de ponta que combina funcionalidade e inovação estética. E deverá mais que duplicar a capacidade do atual Aeroporto Internacional King Khalid (foto).
O governo Saudita informou que quer transformar sua capital numa das 10 cidades mais importantes do mundo economicamente. Em 2030 Riad deve estar com cerca de 15 a 20 milhões de habitantes.
A Arábia, inclusive, já tem o maior aeroporto em tamanho do mundo, como se verá adiante na galeria. Mas ele não fica na capital Riad. Fica em Damman (foto), cidade com cerca de 900 mil habitantes que fica a 410 km de distância da capital.
Países árabes têm investido em empreendimentos grandiosos e sofisticados. E a área de aviação está no foco. Em 2022, o Aeroporto Internacional de Hamad, no Qatar, ficou com um movimento gigantesco por causa da Copa do Mundo e chamou atenção pelo requinte.
Ele foi eleito o Melhor Aeroporto do Planeta (World Airports Awards), seguido do Aeroporto Haneda, no Japão (2º colocado) e Changi, em Singapura (3º). Hamad tem amplos corredores de check-in e diversos balcões de atendimento e controle de segurança capaz de fazer uma liberação rápida.
A enorme quantidade de lojas e restaurantes transforma o Hamad, também, num shopping center e ponto de entretenimento. O aeroporto tem até uma mesquita em formato incomum, arredondada, espelhada, num estilo moderno, e com o minarete externo.
Veja agora os maiores aeroportos em área ocupada no mundo.
10° Aeroporto Suvarnabhumi Bangkok – Tailândia – Inaugurado em 2006, ocupa 34 km². Fica a 30 km do centro da capital Bangkok. As companhias aéreas que mais usam o aeroporto são: Thai Airways International, Bangkok Airways, Orient Thai Airlines e Thai AirAsia.
9° Aeroporto Internacional do Cairo – Egito – Inaugurado em 1945, tem 36 km² e fica a 22 km do centro da capital Cairo. Opera voos nacionais e internacionais para destinos na África, Oriente Médio, Europa, Ásia e América do Norte.
8° Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong – China – Inaugurado em 1999. Tem 39 km². É o aeroporto mais importante de Shanghai. Um Transrapid fez o 1º trajeto comercial do mundo entre esse aeroporto e a estação de metrô Long Yang (viagem inaugural em 2002). O maglev atinge 431 km/h a uma distância de 30 km.
7° Aeroporto Intercontinental George Bush – EUA – Inaugurado em 1969. Tem 45 km². Fica em Houston e opera voos nacionais e internacionais para Canadá, América do Sul, Europa, Ásia e África.
6° Aeroporto Internacional Washington Dulles – EUA – Inaugurado em 1960. Tem 48 km². Fica 42 km a oeste do Distrito de Columbia e tem voos sem escalas para 125 destinos nacionais e internacionais por 36 companhias aéreas.
5° Aeroporto Internacional de Orlando – EUA- Numa área de 53 km², fica a 22 km de Downtown Orlando, 20 km da International Drive e 30 km de Walt Disney World. É considerado um dos aeroportos mais movimentados por causa do turismo, incluindo os visitantes do Walt Disney World Resort.
4° Aeroporto Internacional de Dallas – EUA – Inaugurado em 1973, tem 78 km² e fica 29 km a noroeste de Dallas e 39 km a nordeste de Fort Worth, Texas. Único aeroporto no mundo com quatro pistas pavimentadas com mais de 4 km de extensão. Dispõe de cinco terminais.
3° Aeroporto Internacional de Denver – EUA – Inaugurado em 1995. Com 130 km², tem a maior pista de aeroporto do país. Denver é a capital do estado do Colorado. Faz rotas para mais de 130 destinos ao redor do mundo
2° Aeroporto Internacional de Pequim – China – Tem 700 km², o equivalente a 98 campos de futebol. Localizado a 32 km do centro. Inaugurado em 2019, custou o equivalente a R$ 234 bilhões de reais.
1° Aeroporto Internacional King Fahd – Arábia Saudita – Tem 780 km², o equivalente a 109 campos de futebol. Fica entre as cidades de Qatif e Dammam. Inaugurado em 1999, opera 66 companhias aéreas da própria Arábia Saudita e 44 companhias estrangeiras.
Galeria Terra

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.