São Paulo
20°C
Rio de Janeiro
25°C
Brasília
20°C
Salvador
27°C
Belo Horizonte
21°C
Fortaleza
26°C
Recife
28°C
Manaus
27°C
Curitiba
18°C
Porto Alegre
22°C
Home >> Último Segundo >> Trump supera Biden pela 1ª vez em pesquisa de intenção de voto

Trump supera Biden pela 1ª vez em pesquisa de intenção de voto

Diferença é de seis pontos percentuais; veja os dados detalhados

por

iG Último Segundo

9 de dezembro de 2023

IG

Ex-presidente Donald Trump aparece na frente de Biden em intenções de votoPublic Domain / U.S. Government

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ultrapassou pela primeira vez o atual mandatário, Joe Biden, em uma pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2024.

A pesquisa, feita pelo jornal estadunidense The Wall Street Journal e divulgada neste sábado (9), mostra Trump com 37% das intenções de voto, contra 31% de Biden. Depois deles, aparecem os pré-candidatos Robert F. Kennedy Jr. (8%), Joe Manchin (3%), Cornel West (3%), Jill Stein (2%) e Lars Mapstead (1%). 14% dos eleitores disseram ainda estarem indecisos.

A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Analistas recomendam que os resultados sejam vistos com ceticismo, já que as eleições acontecem daqui a quase um ano.

Quando perguntados apenas sobre a possibilidade de votarem em Trump ou em Biden, 47% dos eleitores escolheram o republicano, contra 43% que votariam no democrata. A diferença está dentro da margem de erro.

A pesquisa mostra que apenas 23% dos estadunidenses acham que a política econômica de Biden os ajudaram pessoalmente, contra 49% que dizem o mesmo sobre Trump. Apesar disso, subiu de 20% para 26% a taxa de eleitores que acham que a inflação está se movendo na direção correta sob a gestão de Biden.

Segundo o jornal, 13% dos eleitores que votaram em Biden em 2020 dizem que não repetiriam o voto, contra 6% que abandonaram Trump.

No geral, os eleitores avaliam Trump como melhor em pautas ligadas à economia, inflação, crime, fronteiras e à guerra entre Israel e Hamas. Já Biden é mais bem avaliado nos temas de aborto e tom político.

Donald Trump eleições Eleições 2024 Estados Unidos Joe Biden

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.