São Paulo
26°C
Rio de Janeiro
28°C
Brasília
29°C
Salvador
32°C
Belo Horizonte
28°C
Fortaleza
31°C
Recife
33°C
Manaus
28°C
Curitiba
24°C
Porto Alegre
30°C
Home >> Último Segundo >> Terremoto no Japão: número de mortos sobe para 78

Terremoto no Japão: número de mortos sobe para 78

Idosa de 80 anos que ficou 72h sob os escombros foi resgatada

por

Ansa

3 de janeiro de 2024

IG

Uma série de terremotos, sendo o mais forte com magnitude de 7,6 graus na escala Richter, atingiu o Japão Reprodução / Record TV – 02.01.2024

O número de mortos no terremoto que atingiu o Japão no último dia 1º de janeiro subiu para 78, anunciaram nesta quinta-feira (4) as autoridades do país asiático.

Um dos momentos mais marcantes do dia foi o resgate de uma idosa de 80 anos, que permaneceu mais de 70 horas sob os escombros de sua casa.

As equipes de resgate continuaram com as operações de busca pelos desaparecidos na província de Ishikawa, especialmente na cidade costeira de Wajima, onde um mercado pegou fogo e muitos ficaram presos sob os escombros.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, informou que o governo deverá aumentar os fundos de reserva para 25 milhões de euros, além de duplicar o contingente de socorristas para 4,6 mil profissionais.

Eles, no entanto, encontram muitas dificuldades para entrar em alguns municípios da província, já que as estradas principais que conectam a região foram seriamente danificadas.

O abalo sísmico danificou pelo menos 200 edifícios e cerca de 34 mil pessoas estão alojadas em centros de evacuação em diversas localidades.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lamentou o ocorrido e destacou que o bloco auxiliará a população japonesa.

“Os meus pensamentos estão com os japoneses nestes tempos difíceis. O Japão é um dos parceiros e amigos mais próximos da União Europeia. Estamos prontos para apoiar de todas as formas que pudermos”, disse a mandatária.

Uma série de terremotos, sendo o mais forte com magnitude de 7,6 graus na escala Richter, atingiu o Japão. Os tremores deixaram um rastro de destruição nas cidades mais afetadas.

abalos abalos sísmicos Japão terremoto tremores tsunami

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.