São Paulo
26°C
Rio de Janeiro
28°C
Brasília
29°C
Salvador
32°C
Belo Horizonte
28°C
Fortaleza
31°C
Recife
33°C
Manaus
28°C
Curitiba
24°C
Porto Alegre
30°C
Home >> Último Segundo >> SP e outros estados têm fim de semana de chuva; confira a previsão

SP e outros estados têm fim de semana de chuva; confira a previsão

Calor dá trégua no fim de semana, mas temperaturas voltam a subir no domingo

por

Leticia Moreira

9 de dezembro de 2023

IG

Frente fria leva chuvas a São PauloFernando Frazão/Agência Brasil – 14/03/2023

Devido à chegada de uma frente fria que avançou pelo oceano nesta semana, o calor começou a dar uma trégua nessa sexta-feira (8) e continua até sábado (9) na cidade de São Paulo. De acordo como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas voltam a subir no domingo (10), mas as mínimas vão passar de 19°C a 15°C.

Conforme a previsão, o fim de semana ainda será marcado por chuva em diversas regiões do estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Os estados do Norte, Centro-Oeste e Sul também terão fim de semana com pancadas de chuva.

Neste sábado e domingo, Belo Horizonte (MG) terá máximas de 28ºC e chuva, assim como no Rio de Janeiro, com máximas de 25°C e 28°C, segundo o Inmet.

Já no Nordeste, o tempo continua quente e abafado, com pancadas de chuva na faixa litorânea.

A infiltração marítima e a circulação de ventos favorecem a formação de nuvens, levando chuva ao sertão nordestino. De acordo com a Climatempo, este sábado terá predomínio de sol e calor, mas também há condições para chuvas, especialmente no interior de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, norte baiano, Piauí e no Maranhão.

O calor continua no meio da tarde e as temperaturas ultrapassam os 30ºC. No domingo, as áreas mais centrais do Nordeste voltam a ficar mais secas.

No fim de semana, o tempo deve fechar em Manaus (AM) e Belém (PA), com pancadas de chuva e calor de 30ºC.

No Centro-Oeste, Cuiabá (MT) terá trovoadas e temperaturas na casa dos 35ºC. Neste sábado, Campo Grande (MS) vai a 28ºC e os termômetros devem subir no domingo, mesmo com as chuvas.

Sul tem enfrentado chuvas extremas nas últimas semanas, que têm deixado mortos e desabrigados na região, mas os sulistas não devem ser atingidos por temporais com potencial de causar danos mais graves.

No entanto, ainda há chances de chuvas isoladas e tempo nebuloso nos três estados, com máximas de 26°C em Porto Alegre (RS), 19°C em Curitiba (PR) e 23°C e 24°C em Florianópolis (SC).

O volume de chuvas previsto para novembro, de acordo com o Inmet, ficou acima da média no Sul devido à combinação entre áreas de baixa pressão atmosférica e às frentes frias que atingiram a região, além do impacto do El Niño.

No Nordeste foi o contrário. Conforme o instituto, o acumulado ficou abaixo da média em parte da região, com apenas o Rio Grande do Norte e Bahia superando as médias históricas. Neste fim de semana, pode haver chuva isolada em Natal (RN) e Salvador (BA), que ficam com máximas acima de 32ºC.

altas temperaturas calor Centro Oeste chuva frente fria Nordeste Norte Rio de Janeiro RJ São Paulo sol SP sudeste Sul temporal

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.