São Paulo
14°C
Rio de Janeiro
21°C
Brasília
22°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
20°C
Fortaleza
26°C
Recife
26°C
Manaus
26°C
Curitiba
10°C
Porto Alegre
14°C
Home >> Último Segundo >> Primeira-ministra de Bangladesh conquista 5º mandato

Primeira-ministra de Bangladesh conquista 5º mandato

O partido de Sheikh Hasina, a Liga Awami, ficou com mais de 50% dos assentos no Parlamento unicameral. Oposição contesta resultado

por

Rafael Nascimento

7 de janeiro de 2024

IG

Sheikh Hasina, a primeira-ministra de BangladeshReprodução

A primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, venceu as eleições legislativas neste domingo (7), o que a garantiu seu quinto mandato no cargo. O pleito ocorreu em meio a protestos da principal oposição, o Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP), que denunciou uma “farsa eleitoral”.

Outros partidos menores, que sofreram nos últimos meses com detenções em massa, também se juntaram às acusações e apostavam que as votações não seriam “nem livres, nem honestas.”

Na manhã deste domingo, após votar na capital, Daca, Sheikh afirmou aos jornalistas que o BNP era uma “organização terrorista”. A declaração ocorreu após os opositores da primeira-ministra convocarem uma greve geral no fim de semana e pedirem à população não ir votar.

Muitos residentes entrevistados pela AFP disseram que não votaram, pois “o resultado era previsível”. O líder do BNP, Tarique Rahman, denunciou a manipulação das urnas.

“A vitória manipulada de Sheikh Hasina, apesar de não ter uma oposição real, realça preocupações generalizadas sobre todo o processo eleitoral, corroendo os alicerces dos princípios democráticos”, afirmou ele no X (antigo Twitter). Tarique vive exilado em Londres desde 2008.

A Liga Awami, partido da primeira-ministra, de centro-esquerda, “conquistou mais de 50% dos assentos” no Parlamento unicameral, declarou um porta-voz da comissão eleitoral à AFP, horas após o encerramento das seções de votação.

A Somoy TV, principal emissora de televisão privada do país, havia indicado que a Liga Awami e seus aliados obtiveram pelo menos 60% dos assentos no Parlamento, após a divulgação dos resultados de 225 dos 300 assentos.

A governante de 76 anos, que está no poder desde 2009, comandou o país em um período de crescimento meteórico e de redução da extrema pobreza. Contudo, sua gestão também é acusada de graves violações aos direitos humanos e de repressão implacável à oposição. Bangladesh é oitava nação mais populosa do mundo, com cerca de 170 milhões de habitantes.

bangladesh Primeira ministra Sheikh Hasina

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.