São Paulo
20°C
Rio de Janeiro
25°C
Brasília
21°C
Salvador
27°C
Belo Horizonte
21°C
Fortaleza
26°C
Recife
28°C
Manaus
27°C
Curitiba
18°C
Porto Alegre
23°C
Home >> Último Segundo >> Presidente da Guiana diz que não negociará Essequibo com Maduro

Presidente da Guiana diz que não negociará Essequibo com Maduro

Os líderes têm uma reunião na quinta-feira (14) para tratar do assunto

por

iG Último Segundo

12 de dezembro de 2023

IG

Irfaan Ali, presidente da GuianaReprodução: Instagram

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou que ceder Essequibo é ‘inegociável’. Ele irá se reunir com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na próxima quinta-feira (14) em São Vicente e Granadinas, para discutir a crise entre os países.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado para o encontro para atuar como observador, segundo o governo guianês. 

Irfaan disse ao Jornal Nacional, da TV Globo, que não negociará Essequibo com Maduro e dirá isso a ele no dia do encontro. O guianês afirmou ainda que contestações sobre o domínio do território devme ser apresentada ao Tribunal Internacional de Haia.

Nicolás Maduro disse ser necessário “sentar e conversar” com a Guiana e com a ExxonMobil – petroleira que tem campos na região. Horas depois, o presidente da Guiana disse que não se opõe a dialogar.

As declarações aconteceram após Maduro falar por telefone com Lula. Na ligação, o presidente brasileiro pediu o diálogo entre os dois países sul-americanos e se disse preocupado, em uma intermediação que vinha sendo esperada ao longo da semana.

A Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e a Caricom (Comunidade do Caribe) serão os mediadores da reunião entre os líderes da Guiana e da Venezuela.

Guiana Irfann Ali Maduro Venezuela

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.