São Paulo
23°C
Rio de Janeiro
24°C
Brasília
22°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
22°C
Fortaleza
27°C
Recife
25°C
Manaus
29°C
Curitiba
20°C
Porto Alegre
19°C
Home >> Último Segundo >> OMS diz que cidadãos da Faixa de Gaza correm 'grave perigo'

OMS diz que cidadãos da Faixa de Gaza correm 'grave perigo'

Órgão informou que 'medidas urgentes' precisam ser tomadas

por

Ansa

28 de dezembro de 2023

IG

Uma ambulância em Gaza transportando feridos de Gaza para o Hospital AL Shefa’ em GazaMarwan Sawwaf/Alef MultiMedia/Oxfam – 10/10/2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quinta-feira (28) que a população da Faixa de Gaza corre “grave perigo” em virtude da guerra entre Israel e Hamas.

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, sublinhou que apenas 15 dos 36 hospitais do enclave palestino estão funcionando a plena capacidade.

Duas unidades receberam suprimentos no início da semana.

“Medidas urgentes devem ser tomadas para aliviar o grave perigo que a população de Gaza enfrenta e que põe em risco a capacidade dos trabalhadores humanitários de ajudar as pessoas com ferimentos terríveis, fome aguda e em sério risco de doenças”, disse a autoridade.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), por sua vez, afirmou que 40% da população de Gaza corre sérios riscos de passar fome. O órgão acrescentou que um cessar-fogo humanitário é a “única esperança”.

O Exército de Israel anunciou hoje o falecimento de mais três soldados, mortos em combate no enclave. O número de óbitos de militares israelenses subiu para 167.

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, informou que ao menos 50 palestinos morreram em ataques israelenses em Beit Lahia, Khan Younis e Al-Maghazi.

Embaixador israelense em Roma

O governo italiano está preocupado com Benny Kashriel, que é um dos candidatos a ser o novo embaixador de Israel em Roma, tanto que o país não deverá aprovar sua escolha.

O jornal Times os Israel menciona um “desconforto” do executivo italiano com o diplomata, principalmente pelos laços estreitos que possui com o movimento de colonos.

O governo de Giorgia Meloni, inclusive, enviou nos últimos meses “mensagens informais” para Israel com o objetivo de expressar sua preocupação em relação ao assunto.

Faixa de Gaza Guerra Hamas Israel oms

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.