São Paulo
17°C
Rio de Janeiro
23°C
Brasília
23°C
Salvador
28°C
Belo Horizonte
20°C
Fortaleza
28°C
Recife
29°C
Manaus
25°C
Curitiba
13°C
Porto Alegre
18°C
Home >> Último Segundo >> Negociação para acordo de cessar-fogo em Gaza é retomada neste domingo

Negociação para acordo de cessar-fogo em Gaza é retomada neste domingo

Guerra entre Israel e Hamas se aproxima dos cinco meses

por

iG Último Segundo

3 de março de 2024

IG

A severa destruição na área de Al Remal em Gaza causada pelos ataques aéreos israelensesMarwan Sawwaf/ Alef Multimedia/ Oxfam – 14/10/2023

Após cerca de cinco meses de conflito, a negociação para uma trégua nos bombardeios na Faixa de Gaza será retomada neste domingo (3). A conversa acontece em Cairo, no Egito.

A guerra entre Israel e Hamas começou em 7 de outubro, quando atentados do grupo extremista mataram mais de 1,2 mil pessoas israelenses. A reação na Faixa de Gaza tirou as vidas de mais de 30 mil palestinos, segundo o Ministério da Saúde do enclave.

Uma delegação do Hamas, liderada pelo vice-chefe Khalil Al-Hayya, foi até a capital egípcia para apresentar uma resposta oficial no fim de janeiro. Ainda, segundo as autoridades americanas, um acordo de cessar-fogo está “sobre a mesa” e “a bola está no campo do Hamas”. Israel, no entanto, não confirmou a aprovação desse pacto.

No sábado (2), os Estados Unidos realizaram o primeiro lançamento aéreo de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza após um ataque que matou mais de 100 pessoas que buscavam por comida na região.

O envio de ajuda humanitária foi anunciado na última sexta-feira (1º) pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.  “Pessoas inocentes foram pegas em uma guerra terrível, incapazes de alimentar suas famílias, e você viu a resposta quando tentaram obter ajuda. Precisamos fazer mais”, disse o mandatário.

De acordo com o Escritório para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da Organização das Nações Unidas (ONU), ao menos 576 mil pessoas, um quarto da população de Gaza, estão próximos da fome extrema.

ajuda humanitária cessar fogo Faixa de Gaza Guerra Hamas Israel trégua

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.