São Paulo
30°C
Rio de Janeiro
29°C
Brasília
28°C
Salvador
30°C
Belo Horizonte
30°C
Fortaleza
26°C
Recife
29°C
Manaus
31°C
Curitiba
28°C
Porto Alegre
31°C
Home >> Último Segundo >> MJ faz operação contra grupo que pratica extorsão com dados roubados

MJ faz operação contra grupo que pratica extorsão com dados roubados

Grupo ameaçava vítimas e familiares em troca de transferências por Pix

por

iG Último Segundo

28 de dezembro de 2023

IG

Operação foi deflagrada na madrugada desta quinta-feira (28)Cedidas

Na madrugada desta quinta-feira (28), uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça foi deflagrada com o objetivo de prender integrantes de um grupo por extorsão na internet. Cinco mandados de prisão e outros cinco de busca e apreensão são cumpridos na Bahia e em São Paulo.

Uma organização criminosa foi identificada durante investigação do Laboratório de Operações Cibernéticas do MJ com a Polícia Civil do Distrito Federal. O grupo atuava extorquindo pessoas por meio de dados vazados na internet.

A operação foi batizada de Cyber Shield, fazendo referência à segurança cibernética. O nome sugere a ideia de uma “barreira” na internet, indicando um esforço para proteger sistemas e dados contra ameaças cibernéticas.

A apuração mostra que os integrantes tinham acesso ao sistema da Polícia Civil do DF e utilizavam as informações para ameaçar vítimas e seus familiares. Durante as conversas, os criminosos pediam transferências via Pix de forma recorrente como chantagem.

Os indivíduos, segundo as investigações, atuavam dos municípios de Feira de Santana (BA), Salvador (BA), Pirituba (SP) e São Paulo (SP) e têm relação com facções criminosas nesses estados.

A quadrilha é investigada por organização criminosa, extorsão com aumento de pena em decorrência da participação de duas ou mais pessoas e invasão de dispositivo informático com aumento de pena em decorrência de obtenção de informações sigilosas.

BA chantagem DF extorsão internet Ministério da Justiça MJ Polícia Civil Segurança

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.