São Paulo
14°C
Rio de Janeiro
21°C
Brasília
22°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
20°C
Fortaleza
26°C
Recife
26°C
Manaus
26°C
Curitiba
10°C
Porto Alegre
14°C
Home >> Último Segundo >> Lula se reúne com ministro da Defesa para discutir tensão na fronteira

Lula se reúne com ministro da Defesa para discutir tensão na fronteira

O presidente encontrará José Múcio no Palácio do Planalto às 16h para debater a tensão entre Venezuela e Guiana

por

Lara Tôrres

8 de dezembro de 2023

IG

O presidente brasileiro pediu por uma solução pacífica para o conflito entre os países vizinhosReprodução – 07.12.2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá, nesta sexta-feira (8) às 16h, com o ministro da Defesa, José Múcio, no Palácio do Planalto. O objetivo é conversar sobre o cenário geopolítico e as tensões na fronteira entre Venezuela e Guiana, que disputam a hegemonia e controle da região de Essequibo, que também faz fronteira com os estados do Pará e de Roraima.

No último domingo (3), a Venezuela fez um referendo consultivo em que 95% da população votou a favor da anexação de Essequibo, que corresponde a cerca de dois terços do território da Guiana. A região é palco de disputa entre os dois países há várias décadas, além de ser rica em ouro e petróleo (este último, explorado por empresas dos EUA). 

A atitude desencadeou uma série de reações: o Exército Brasileiro enviou 20 blindados para proteger a fronteira em Pacaraima-RR. Já os Estados Unidos anunciaram a realização de um exercício militar com voos na Guiana, o que foi interpretado como “provocação” pelo governo de Nicolás Maduro.

O presidente da Venezuela vem repetindo que vai recuperar Essequibo em seu governo. Apesar de ter o apoio dos cidadãos da Venezuela, Maduro não consultou a população que mora na região, nem tem apoio da comunidade internacional aos seus planos de anexação do território.

Brasil Essequibo Estados Unidos Guiana José Múcio Lula Maduro Venezuela

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.