São Paulo
20°C
Rio de Janeiro
23°C
Brasília
19°C
Salvador
25°C
Belo Horizonte
18°C
Fortaleza
25°C
Recife
25°C
Manaus
27°C
Curitiba
17°C
Porto Alegre
19°C
Home >> Último Segundo >> Lula fala em união e cita ações do governo em discurso de Natal

Lula fala em união e cita ações do governo em discurso de Natal

Presidente também informou quais serão os trabalhos desenvolvidos pelo governo federal em 2024

por

Naian Lucas Lopes

24 de dezembro de 2023

IG

Lula discursou na véspera de NatalReprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento especial de Natal neste domingo (24), às 20h30, em rede nacional de rádio e televisão. Ele defendeu a democracia, falou sobre união e citou ações que tomou em seu primeiro ano de mandato.

Com uma duração de cinco minutos, o presidente falou da reconciliação nacional e que a união dos brasileiros é um dos pilares para o país alcançar seus objetivos.

“Uma das maiores alegrias da vida é poder colher aquilo que se plantou. Por isso, eu me considero uma pessoa feliz. 2023 foi o tempo de plantar e de reconstruir. Aramos o terreno, lançamos as sementes, aguamos todos os dias, cuidamos com todo o carinho do Brasil e do povo brasileiro. Criamos todas as condições para termos uma colheita generosa em 2024”, iniciou.

O vídeo foi gravado no Palácio da Alvorada na quinta-feira (21) foi o terceiro pronunciamento do presidente neste ano

Durante o discurso, Lula destacou a retomada de programas sociais emblemáticos, como o Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família e Farmácia Popular. Também abordou medidas econômicas, incluindo o programa Desenrola, que auxiliou na quitação de dívidas.

“Trouxemos de volta e fortalecemos políticas sociais que mudaram o Brasil. Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, do Mais Médicos e da Farmácia Popular são exemplos. O PIB, que é a soma de toda a riqueza que o país produz, cresceu acima das previsões do mercado. A inflação está sob controle, o preço dos combustíveis está caindo e a comida ficou mais barata. O dólar caiu e a Bolsa de Valores está batendo recordes”, relatou.

O presidente agradeceu ao Congresso pela aprovação da reforma tributária e de outros projetos, além de ressaltar suas viagens internacionais ao longo do ano.

“Aprovamos a taxação dos super-ricos. E conseguimos um feito histórico: a aprovação da Reforma Tributária, algo que se tentava há 40 anos no Brasil. Além de estimular os investimentos e as exportações, a reforma corrige uma injustiça: agora, quem ganha mais pagará mais imposto, e quem ganha menos pagará menos”, pontuou.

Além disso, o pronunciamento incluiu a apresentação de prioridades para 2024, com foco em ações de transição energética e meio ambiente. O presidente Lula falou da importância dessas iniciativas para o futuro do país.

“Meu desejo neste fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil. Somos um mesmo povo e um só país. Vamos combater as fake news, a desinformação e os discursos de ódio. Valorizar a verdade, o diálogo entre as pessoas. Que no ano que vem sigamos unidos, caminhando juntos rumo à construção de um país cada vez mais desenvolvido, mais fraterno e mais justo para todas as famílias. Um Feliz Natal e um 2024 do tamanho dos nossos sonhos. Um grande abraço”, concluiu.

Após o Natal, Lula passará um breve recesso de 26 de dezembro a 3 de janeiro, durante o qual viajará para a Restinga de Marambaia, região ao sul do Estado do Rio de Janeiro, acompanhado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, e alguns familiares. O presidente retorna às atividades no início de janeiro.

Lula Natal Palácio da Alvorada

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.