São Paulo
28°C
Rio de Janeiro
27°C
Brasília
26°C
Salvador
29°C
Belo Horizonte
25°C
Fortaleza
27°C
Recife
27°C
Manaus
27°C
Curitiba
22°C
Porto Alegre
26°C
Home >> Último Segundo >> Los Choneros: o que é a facção do criminoso mais procurado do Equador

Los Choneros: o que é a facção do criminoso mais procurado do Equador

Fuga de José Adolfo Macías, conhecido como Fito, da prisão levou o país a uma situação de emergência

por

iG Último Segundo

11 de janeiro de 2024

IG

Equador vive onda de violência desde a fuga de Fito, apontado como líder da gangue Los Choneros, da prisãoReprodução / TV Globo – 11.01.2024

As autoridades do Equador fazem buscas por José Adolfo Macías, também conhecido como Fito e apontado como líder do grupo criminoso Los Choneros. A fuga dele da prisão provocou uma onda de violência ao redor do país desde a última segunda-feira (8).

O governo do Equador informou que mais de três mil policiais e membros das Forças Armadas foram deslocados para procurar pelo criminoso desde domingo (7). A hora e data exata que Fito escapou da prisão ainda não foram definidas pelas autoridades.

Macías é apontado como líder do grupo Los Choneros, considerada uma das gangues mais temidas do país, ligada ao tráfico marítimo de drogas para o México e Estados Unidos, trabalhando com o Cartel de Sinaloa, do México, e a Frente Oliver Sinisterra, da Colômbia, conforme o centro de investigação criminal Insight Crime.

Em julho do ano passado, o candidato à presidência Fernando Villavicencio, assassinado durante ato político em Quito em agosto, relatou ter sido ameaçado por Fito e disse que não continuaria sua campanha contra a violência dos grupos criminosos.

O governo ofereceu uma recompensa para quem tiver informações sobre o paradeiro de Fito.

A Los Choneros

A gangue Los Choneros surgiu no final da década de 1990, na cidade costeira de Chone, na província de Manabí. Conforme o Insight Crime, o grupo se tornou o maior do Equador.

Além do tráfico marítimo de drogas, a gangue também faz micro-tráfico de drogas, contrabando, extorsão e assassinatos por encomenda, estando presente em diversas cidades do país e até mesmo dentro de prisões.

A Los Choneros explora, especialmente, a rota de drogas ilícitas do Pacífico, que passa pelo Equador e concentra 74% da cocaína que chega à América do Norte, segundo o Projeto de Reportagem sobre Crime Organizado e Corrupção.

Apesar de existir desde a década de 1990, o grupo começou a crescer a partir de 2011, quando muitos dos seus líderes foram detidos. Com isso, a gangue alcançou forte presença dentro do sistema prisional do país, conforme a Insight Crime.

A Los Choneros tem sido alvo de ataques nos últimos anos, devido a uma guerra contra seus principais rivais, a Los Lobos, e outras pequenas gangues.

Fito seria o único membro fundador da Los Choneros que ainda está vivo. O penúltimo dos criadores sobreviventes, Junior Roldán, conhecido como “JR”, morreu em maio de 2023. Ele também chegou a fugir da prisão uma vez, em 2013, mas foi recapturado pelas autoridades.

drogas Equador fito José Adolfo Macías Los Choneros Los Lobos Macías narcotráfico tráfico

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.