São Paulo
16°C
Rio de Janeiro
21°C
Brasília
18°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
20°C
Fortaleza
26°C
Recife
27°C
Manaus
26°C
Curitiba
12°C
Porto Alegre
14°C
Home >> Último Segundo >> Kiev diz que hackers russos invadiram sistema de telecomunicações

Kiev diz que hackers russos invadiram sistema de telecomunicações

O chefe de espionagem da Ucrânia afirmou que a invasão começou em maio de 2023 e perdurou por meses; o ataque foi contra a Kyivstar, a maior operadora do país

por

iG Último Segundo

4 de janeiro de 2024

IG

Presidente da Ucrânia, Volodymyr ZelenskyPresidencia Ucrânia – 02.08.2023

O chefe de espionagem da Ucrânia, Illia Vitiuk, disse nesta quinta-feira (4) que hackers russos se infiltraram por meses nos sistemas da Kyivstar, a principal empresa de telecomunicações ucraniana.

Em entrevista à Reuters, Vitiuk afirmou que a invasão teve início em maio de 2023 e gerou a interrupção dos serviços para mais de 24 milhões de usuários do país nos períodos de 12 a 19 de dezembro.

Segundo o chefe de espionagem, mesmo com forte investimento em segurança cibernética a operadora foi violada e teve dados destruídos.

“Este ataque é uma grande mensagem, um grande aviso, não só para a Ucrânia, mas para todo o Ocidente compreender que ninguém é intocável”, disse Vitiuk.

Um porta-voz da Kyivstar afirmou que a empresa está investigando a invasão junto ao Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), mas garante que não houve vazamento de dados.

espionagem Hackers Operadora SBU Ucrânia

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.