São Paulo
17°C
Rio de Janeiro
22°C
Brasília
17°C
Salvador
25°C
Belo Horizonte
17°C
Fortaleza
26°C
Recife
26°C
Manaus
27°C
Curitiba
15°C
Porto Alegre
18°C
Home >> Último Segundo >> Jornal afirma que Lula busca Marta para ser vice de Boulos em SP

Jornal afirma que Lula busca Marta para ser vice de Boulos em SP

Segundo Folha de São Paulo, negociações estão em fase inicial

por

iG Último Segundo

23 de dezembro de 2023

IG

Marta Suplicy faz parte do governo de Ricardo Nunes, que busca a reeleição em São PauloReprodução

O presidente Lula (PT) entrou em contato com Marta Suplicy, atual secretária de Relações Internacionais de São Paulo, para convencer a ex-prefeita a fazer parte da chapa de Guilherme Boulos (PSOL) para a disputa da prefeitura de São Paulo em 2024.

Segundo apuração da Folha de São Paulo, a primeira conversa aconteceu por telefone na última sexta-feira. O jornal afirma que ainda não há nada definido e que as conversas devem se intensificar, inclusive com encontros presenciais entre Marta, Lula e Boulos, no início de 2024.

Segundo o jornal, a ideia é fazer Marta Suplicy retornar ao partido dos trabalhadores, de onde saiu em 2015. A filiação da ex-prefeita seria celebrada com uma grande festa dentro do partido.

Integrantes do PT observam o movimento com otimismo e consideram que a saída de Suplicy do governo de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo é justificável após o atual prefeito da capital paulista pedir apoio de Jair Bolsonaro (PL) para as eleições de 2024. A união entre Suplicy e PT pode ser vista como resposta à aproximação entre Ricardo Nunes e Jair Bolsonaro.

Na última quarta-feira (20), Lula sinalizou que tentará convencer a deputada Tabata Amaral (PSB) a desistir da disputa pela prefeitura. Na ocasião, o presidente afirmou que não existem chances de ele e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), estarem em chapas opostas nas eleições paulistanas.

Neste sábado (23), durante um evento, Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, afirmou que não vê sua secretária deixando o governo: “Não é o perfil da Marta”.

Marta Suplicy foi prefeita de São Paulo entre 2000 e 2004, quando foi derrotada por José Serra (PSDB) na tentativa da reeleição. Ela buscou retornar ao cargo em 2008 e 2016, mas não obteve sucesso.

Após deixar a prefeitura, Suplicy foi ministra do Turismo durante o segundo mandato de Lula e em 2010 foi eleita para o Senado Federal. Entre 2012 e 2014, foi Ministra de Cultura do governo de Dilma Rousseff (PT), até se desfiliar do partido em 2015. Nos anos seguintes, Marta Suplicy votou a favor do Impeachment de Dilma e passou por MDB (2015-2018) e Solidariedade (2020) e está sem partido.

Eleições 2024 Guilherme Boulos Lula Marta Suplicy

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.