São Paulo
14°C
Rio de Janeiro
21°C
Brasília
22°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
20°C
Fortaleza
26°C
Recife
26°C
Manaus
26°C
Curitiba
10°C
Porto Alegre
14°C
Home >> Último Segundo >> Japão tem terremoto de magnitude 7,6 e emite alerta para tsunami

Japão tem terremoto de magnitude 7,6 e emite alerta para tsunami

Esta é o primeiro grande aviso de tsunami desde Fukushima, quando a cidade ficou inundada em 11 de março de 2011

por

iG Último Segundo

1 de janeiro de 2024

IG

Terremoto no Japão nesta segunda-feira (1º)Reprodução: Redes Sociais

Nesta segunda-feira (1º), o Japão emitiu um alerta para risco de um “grande tsunami” que pode atingir a costa oeste do país. O local passou por diversos terremotos nas primeiras horas de 2024.

No começo da manhã (horário de brasília) as autoridades estimavam que ondas de 5 metros atingissem a região, agora as autoridades do Japão já diminuíram o risco para ondas de até 1 metro.

O maior terremoto teve magnitude de 7,6, segundo o serviço meteorológico japonês. A cidade de Anamizu, na costa oeste japonesa, foi o epicentro do abalo sísmico.

O tremor aconteceu por volta das 16h10 do horário local (4h10, em Brasília). Segundo a TV japonesa NHK, ondas de 1,20 metro foram documentadas em Wajima, cidade próxima ao epicentro do abalo.

Terremoto de magnitude 7,6 no JapãoReprodução: Redes Sociais

Além do Japão, a Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul também emitiram alertas para tsunami.

Esta é o primeiro grande aviso de tsunami desde Fukushima, quando a cidade ficou inundada em 11 de março de 2011, após uma sequência de terremotos e tsunami atingirem a costa leste do Japão. Na tragédia, ondas de 15 metros atingiram a região e 20 mil pessoas morreram.

A Agência Meteorológica do Japão orientou que os cidadãos se abriguem até que o alerta seja cessado. Ademais,  o porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, afirmou que não há danos nas usinas nucleares e nem risco de vazamento de radioatividade. No entanto, o governo alertou para possíveis novos tremores.

Tsunami em outros países

Com o abalo no Japão, a Coreia do Sul emitiu um alerta para a costa leste do país, que pode se deparar com um aumento do nível do mar.

Ainda, o Serviço Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos emitiu um alerta de tsunami para a costa da Coreia do Norte e a costa da Rússia, com a possibilidade das ondas chegarem até 1 metro.

As autoridades da cidade russa de Vladivostok, na região de Primorsk, alertaram a população pedindo que os navegantes dessas águas deveriam “retornar urgentemente à costa”.

Veja vídeos do momento do terremoto:

Look at this damage in Japan. Terrible way to start 2024 #japan #earthquake #tsunami

pic.twitter.com/5wNQ3cBttH

— Crime With Bobby (@crimewithbobby) January 1, 2024

Frightening visuals from Japan as it begins new year suffering a massive 7.6 magnitude earthquake. pic.twitter.com/e3gyiVkq8f

— Science girl (@gunsnrosesgirl3) January 1, 2024

The roads have cracked open

Another earthquake warning issued.

Very high waves are approaching the coasts.#earthquakes #japan #japanese #japannews #tsunami #NewYear pic.twitter.com/fXH0DgdA5Z

— Aditya Rathore (@imAdityaRathore) January 1, 2024

anamizu costa oeste Japão terremoto tsunami

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.