São Paulo
23°C
Rio de Janeiro
25°C
Brasília
17°C
Salvador
27°C
Belo Horizonte
19°C
Fortaleza
25°C
Recife
26°C
Manaus
24°C
Curitiba
20°C
Porto Alegre
24°C
Home >> Último Segundo >> Israel pode ter violado Direito Internacional, diz Reino Unido

Israel pode ter violado Direito Internacional, diz Reino Unido

Chanceler David Cameron se disse preocupado com ações dos israelenses em Gaza

por

Ansa

9 de janeiro de 2024

IG

David Cameron, chanceler do Reino UnidoAnsa

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, afirmou nesta terça-feira (9) que “Israel pode ter empreendido ações que violam o direito internacional em Gaza”.

A declaração foi dada em resposta às perguntas da comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns.

Cameron se disse “preocupado” pela conduta no conflito contra o Hamas e especificou que não recebeu indicações explícitas sobre eventuais violações.

Respondendo aos deputados, Cameron afirmou ainda que há duas pessoas com passaporte britânico entre os reféns israelenses nas mãos do Hamas em Gaza.

“Há ainda pessoas muito ligadas ao Reino Unido como reféns, estamos fazendo todo o possível para ajudar”, disse, sem indicar quantos foram libertados.

Por outro lado, o ex-premiê britânico criticou a acusação da África do Sul, segundo a qual Israel estaria perpetrando um genocídio contra os palestinos no conflito, diante do Tribunal de Haia.

“Não creio que seja útil e nem justo. Cabe aos tribunais definir o termo genocídio, não aos Estados. A nossa opinião é de que Israel tem o direito de se defender”, disse.

Ele também reforçou a linha de Londres sobre o pedido de um “cessar-fogo sustentável”, passando pelo fim dos ataques com foguetes do Hamas contra Israel.

David Cameron Faixa de Gaza Guerra Israel e Hamas Israel Israel pode ter violado direito internacional em Gaza Reino Unido

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.