São Paulo
21°C
Rio de Janeiro
24°C
Brasília
18°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
21°C
Fortaleza
26°C
Recife
27°C
Manaus
27°C
Curitiba
20°C
Porto Alegre
18°C
Home >> Último Segundo >> Israel autoriza delegação da ONU a visitar o norte da Faixa de Gaza

Israel autoriza delegação da ONU a visitar o norte da Faixa de Gaza

Visita de Antony Blinken a Benjamin Netanyahu viabilizou autorização

por

Ansa

9 de janeiro de 2024

IG

Destruição na Faixa de GazaMarwan Sawwaf/Alef MultiMedia/Oxfam – 10/10/2023

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, recebeu nesta terça-feira (9), na sede do Ministério da Defesa em Tel Aviv, o secretário de Estado americano, Antony Blinken. Durante sua quarta missão em Tel Aviv desde 7 de outubro, Blinken obteve a garantia de uma autorização para uma delegação da ONU visitar o norte de Gaza e avaliar a situação humanitária, preparando-se para o retorno dos deslocados às suas casas.

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Blinken pediu a Netanyahu que evite “novos danos a civis” em Gaza.

“O secretário reafirmou o apoio dos Estados Unidos ao direito de Israel de impedir que os ataques terroristas de 7 de outubro se repitam, e destacou a importância de evitar novos danos civis, além de proteger as infraestruturas civis em Gaza”, disse o porta-voz Matthew Miller após a reunião.

Blinken afirmou que “a guerra em Gaza poderia terminar amanhã se o Hamas tomasse as decisões certas”, mas destacou que a criação de um Estado palestino é essencial para “uma paz duradoura”.

Israel negou planos de transferir a população de Gaza para a África, afirmando que não está examinando a viabilidade desse cenário.

O ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, advertiu Blinken que “não é hora de falar suavemente com o Hamas”, mas sim “de usar um grande bastão”.

O ministro da Defesa, Yoav Gallant, enfatizou que as operações em Khan Yunis, no sul de Gaza, se intensificarão até que os líderes do Hamas sejam alcançados e os reféns recuperados.

Antony Blinken Estados Unidos Faixa de Gaza Guerra Israel ONU

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.