São Paulo
20°C
Rio de Janeiro
23°C
Brasília
19°C
Salvador
25°C
Belo Horizonte
18°C
Fortaleza
25°C
Recife
25°C
Manaus
27°C
Curitiba
17°C
Porto Alegre
19°C
Home >> Último Segundo >> EUA lançam primeiro foguete em direção à Lua após mais de 50 anos

EUA lançam primeiro foguete em direção à Lua após mais de 50 anos

Foguete deve chegar à superfície lunar no final de fevereiro

por

iG Último Segundo

8 de janeiro de 2024

IG

Foguete Vulcan Centaur foi lançado nesta segunda-feira (8)Reprodução/ULA

Nesta segunda-feira (8), os Estados Unidos lançaram o primeiro foguete em direção à superfície da Lua em mais de 50 anos, desde 1972, em uma iniciativa liderada pelo setor privado, sob um contrato com a NASA.

O foguete Vulcan Centaur, desenvolvido pela United Launch Alliance (ULA), decolou às 4h18 de hoje (horário de Brasília) da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, transportando o módulo lunar Peregrine 1, da empresa Astrobotic Technology.

A viagem do Peregrine 1 até a Lua é estimada em 46 dias, com o pouso previsto em 23 de fevereiro, em uma região de latitude média chamada Sinus Viscositatis, ou Baía da Aderência.

O foguete tem motores de propulsão inicial reutilizáveis, o que deve levar a uma redução de custos. Ele se trata de uma joint venture das empresas aeroespaciais Lockheed Martin e Boeing.

Diversos equipamentos científicos estão a bordo da Peregrine 1, com o objetivo de analisar alguns aspectos da superfície lunar, como os níveis de radiação e composição. A missão faz parte da preparação para o envio da primeira leva de astronautas desde 1972, quando foi realizada a última missão tripulada do programa Apollo.

Além dos equipamentos, o módulo de 1,90 metro de altura carrega um rover lunar do tamanho de uma caixa de sapatos, que foi desenvolvido pela Universidade Carnegie Mellon, uma moeda de Bitcoin e uma pedra do monte Everest.

Cinzas e amostras de DNA do criador da série de televisão Jornada nas Estrelas, Gene Roddenberry, e do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke também são transportadas pelo módulo.

Já o estágio superior do foguete, que vai circular ao redor do Sol após ejetar o módulo, carrega restos mortais de atores do elenco de Jornada nas Estrelas e de amostras de cabelo dos ex-presidentes norte-americanos George Washington, Dwight D. Eisenhower e John F. Kennedy.

O esperado é que a espaçonave Peregrine se separe do foguete e comece uma lenta jornada até a superfície da Lua por volta das 5h do horário de Brasília.

ciência espaço Estados Unidos EUA Flórida foguete Lua missão espacial NASA Peregrine sistema solar sol tecnologia Vulcan Centaur

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.