São Paulo
21°C
Rio de Janeiro
24°C
Brasília
18°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
16°C
Fortaleza
26°C
Recife
27°C
Manaus
27°C
Curitiba
20°C
Porto Alegre
18°C
Home >> Último Segundo >> EUA: invasão ao Capitólio completa três anos neste sábado

EUA: invasão ao Capitólio completa três anos neste sábado

Ataque deixou cinco mortos e centenas de feridos

por

iG Último Segundo

6 de janeiro de 2024

IG

Invasão ao Capitólio nos EUA, em 2021Foto: Greenpeace USA – 06.01.2021

No dia 6 de janeiro de 2021, o Capitólio (sede do Congresso dos Estados Unidos), era invadido por milhares de apoiadores do ex-presidente Donald Trump. A invasão resultou em cinco pessoas mortas, entre elas dois manifestantes e três policiais. Outros 140 policiais ficaram feridos.

Horas antes do ataque, o ex-mandatário fez um discurso não reconhecendo a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais. ELe declara até hoje que houve fraude.

Segundo o governo dos EUA, mais de 1.100 pessoas foram presas. Destas, mais de 630 se declararam culpadas e 165 foram condenadas em julgamento.

Em 2022, Donald Trump passou a ser investigado por tentar reverter o resultado das eleições de 2020 e instigar o ataque ao Capitólio.

O processo, apresentado por Jack Smith, procurador especial dos Estados Unidos, diz que o ex-presidente conspirou para privar os eleitores do seu direito e indicou que houve uma eleição fraudada, sem provas.

Os promotores dizem também que Trump explorou o dia do ataque ao demorar para pedir que os manifestantes saíssem do Capitólio. 

Capitólio Donald Trump Estados Unidos

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.