São Paulo
26°C
Rio de Janeiro
28°C
Brasília
29°C
Salvador
32°C
Belo Horizonte
28°C
Fortaleza
31°C
Recife
33°C
Manaus
28°C
Curitiba
24°C
Porto Alegre
30°C
Home >> Último Segundo >> Essequibo: presidente da Guiana diz ter apoio de Lula contra Venezuela

Essequibo: presidente da Guiana diz ter apoio de Lula contra Venezuela

Países disputam a posse do território de Essequibo

por

Ansa

8 de dezembro de 2023

IG

Irfaan Ali, presidente da GuianaReprodução: Instagram

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou ter recebido apoio do mandatário brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na disputa com a Venezuela pelo controle de Essequibo, território rico em petróleo e minerais.

“O presidente Lula me garantiu que o Brasil apoia fortemente a Guiana e que não apoiaria nenhum comportamento imprudente da Venezuela”, disse Ali em entrevista à CNN Brasil.

“Deixamos bem claro aos investidores e a todos os guianenses que Essequibo pertence à Guiana”, acrescentou o mandatário.

Ali assegurou que está trabalhando junto ao governo dos Estados Unidos e espera que Washington se posicione de maneira “forte” contra a Venezuela.

A entrevista foi ao ar após a cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro, durante a qual Lula defendeu uma solução diplomática para a tensão em Essequibo.

“Nós estamos acompanhando com crescente preocupação a questão de Essequibo. O Mercosul não pode ficar alheio a essa situação, uma coisa que não queremos na América do Sul é guerra”, declarou Lula na ocasião.

A crise será tema de uma reunião nesta sexta-feira (8) do Conselho de Segurança da ONU, do qual o Brasil é membro não permanente.

Brasil crise Essequibo EUA Guiana Lula Venezuela

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.