São Paulo
20°C
Rio de Janeiro
25°C
Brasília
21°C
Salvador
27°C
Belo Horizonte
21°C
Fortaleza
26°C
Recife
28°C
Manaus
27°C
Curitiba
18°C
Porto Alegre
23°C
Home >> Último Segundo >> Emir do Kuwait, xeque Nawaf al-Ahmad al-Sabah, morre aos 86 anos

Emir do Kuwait, xeque Nawaf al-Ahmad al-Sabah, morre aos 86 anos

Morte foi informada na televisão do país

por

iG Último Segundo

16 de dezembro de 2023

IG

Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-SabahReprodução Twitter

O emir do Kuwait, xeque Nawaf al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, faleceu aos 86 anos neste sábado (16), como informado por um ministro de estado em um comunicado veiculado pela televisão estatal neste sábado. O monarca assumiu o trono em setembro de 2020, após o falecimento de seu meio-irmão, Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah. A sucessão foi marcada por múltiplos conflitos políticos no comando do país rico em petróleo do Golfo.

“Com grande tristeza, lamentamos a morte do Xeque Nawaf al Ahmad Al Sabah, emir do Estado do Kuwait”, declarou um comunicado divulgado pela televisão estatal.

Nawaf foi hospitalizado no mês passado devido a “um problema de saúde urgente”, conforme a agência oficial de notícias KUNA, sem fornecer detalhes sobre a doença. Mais tarde, sua condição foi relatada como estável.

Anteriormente, o xeque Nawaf havia ocupado os cargos de ministro do Interior e da Defesa do Kuwait, porém, não era considerado particularmente ativo no governo fora dessas funções. Embora sua escolha para o posto de emir tenha sido em grande parte incontestada, a idade avançada levou os analistas a sugerir que seu mandato seria breve.

O vice-governante do Kuwait e meio-irmão do falecido emir, o xeque Meshal Al Ahmad Al Jaber, atualmente com 83 anos, é considerado o próximo na linha de sucessão, embora nenhum anúncio oficial tenha sido feito até o momento.

O Kuwait, uma nação com cerca de 4,2 milhões de habitantes, detém a sexta maior reserva de petróleo do mundo.

86 anos assume emir filho kwait morre

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.