São Paulo
14°C
Rio de Janeiro
21°C
Brasília
22°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
20°C
Fortaleza
26°C
Recife
26°C
Manaus
26°C
Curitiba
10°C
Porto Alegre
14°C
Home >> Último Segundo >> CPI da Braskem deve ser criada na próxima semana com senadores do PSD

CPI da Braskem deve ser criada na próxima semana com senadores do PSD

Partido de Rodrigo Pacheco indicou nomes do partido para a comissão

por

Naian Lucas Lopes

8 de dezembro de 2023

IG

Maceió enfrenta enorme desafioReprodução / GloboNews – 04.12.2023

O PSD formalizou nesta sexta-feira (8) a indicação de membros para a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigará a atuação da Braskem em Alagoas. Os senadores escolhidos foram Omar Aziz (AM) e Otto Alencar (BA) como titulares, com Ângelo Coronel (BA) atuando como suplente.

Segundo informações da jornalista Daniela Lima, a CPI enfrenta desafios, já que fica a apenas dois membros do mínimo necessário para sua instalação, que é de 11 integrantes.

Inicialmente, a bancada baiana do Senado se mostrava contrária à comissão, preocupada com os impactos na Braskem e nos empregos (entre 6 mil e 8 mil) no polo petroquímico de Alagoas.

No entanto, uma mudança de cenário e a crescente pressão pública, somadas ao risco iminente de uma tragédia em Maceió, alteraram a posição da bancada baiana. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comprometeu-se a apoiar a comissão diante do cenário crítico em Alagoas.

A previsão é de que a CPI seja instalada na terça-feira (12), conforme anunciado por Renan Calheiros (MDB-AL), um entusiasta da comissão.

O afundamento do solo provocado pela mina da Braskem, sob risco de colapso no bairro do Mutange, em Maceió,atingiu 2,06 metros de profundidade, de acordo com a última atualização da Defesa Civil de Alagoas.

Até o momento, cerca de 60 mil pessoas foram desalojadas devido à instabilidade no solo, que resultou em rachaduras em imóveis e crateras nas ruas.

Nas últimas 24 horas, o terreno afundou mais 5,7 centímetros, mantendo a cidade em alerta, enquanto o chão cede a uma velocidade aproximada de 0,23 cm por hora, um aumento de 0,02 cm em relação à última medição.

Braskem CPI PSD

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.