São Paulo
20°C
Rio de Janeiro
23°C
Brasília
19°C
Salvador
25°C
Belo Horizonte
18°C
Fortaleza
25°C
Recife
25°C
Manaus
27°C
Curitiba
17°C
Porto Alegre
19°C
Home >> Último Segundo >> Câmara dos deputados pode aumentar carga horária do ensino médio

Câmara dos deputados pode aumentar carga horária do ensino médio

Relator Mendonça Filho (União-PE) apresentou relatório que atualiza normas da lei aprovada em 2017 e texto pode ser aprovado nesta terça-feira (12), em urgência

por

iG Último Segundo

11 de dezembro de 2023

IG

Deputado federal Mendonça Filho (União-PE)Agência Brasil

O deputado federal Mendonça Filho (União-PE) apresentou o relatório sobre o Projeto de Lei (PL) nº 5230/2023, que atualiza as normas do ensino médio no Brasil. A expectativa do parlamentar é de que o texto, que tramita em regime de urgência, seja votado nesta terça-feira (12) no plenário da Câmara. A principal mudança no projeto foi o aumento da carga horária obrigatória nos três anos de ensino médio.

A proposta visa atualizar a lei do Novo Ensino Médio, sancionada em 2017. Atualmente, a regra em vigor fala que, no decorrer dos três anos, os estudantes terão1.800 horas para as disciplinas obrigatórias e outras 1.200  para disciplinas optativas, escolhidas pelo aluno.

O projeto de atualização foi enviado ao Congresso Nacional pelo governo federal em outubro deste ano. No texto, o Ministério da Educação propôs que as horas totais para disciplinas obrigatórias aumentassem para 2.400, e que a carga horária para disciplinas optativas fosse reduzida para 600 horas totais.

Na alternativa apresentada por Mendonça Filho,  o parlamentar pontuou que o novo formato dará destaque ao ensino técnico e profissional.

“É urgente superar o formato conteudista e avançar para a formação de jovens com autonomia, promovendo uma educação contemporânea, que prepare os jovens para o mundo do trabalho e para uma vida significativa em sociedade”, afirmou.

De acordo com o novo texto, as aulas destinadas à formação geral básica devem ser presenciais, mas poderão ser mediadas por tecnologia de acordo com as especificidades de cada região brasileira. 

câmara dos deputados carga horária novo ensino médio PL 25302023 regime de urgência

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.