São Paulo
29°C
Rio de Janeiro
28°C
Brasília
28°C
Salvador
31°C
Belo Horizonte
27°C
Fortaleza
31°C
Recife
32°C
Manaus
27°C
Curitiba
29°C
Porto Alegre
28°C
Home >> Último Segundo >> Braskem: Lula pede reunião com prefeito de Maceió

Braskem: Lula pede reunião com prefeito de Maceió

Reunião acontecerá no Palácio do Planalto

por

Naian Lucas Lopes

11 de dezembro de 2023

IG

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)Fernando Frazão/Agência Brasil – 07/12/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma audiência emergencial nesta terça-feira (12) com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, para discutir os desdobramentos do colapso da mina de sal-gema da Braskem, que resultou em afundamento do solo, afetando diversas áreas da capital alagoana e levando à evacuação de parte da população.

Segundo o jornalista Gerson Camarotti, a reunião, a ser realizada no Palácio do Planalto,tem como objetivo principal compreender a extensão do problema e obter esclarecimentos sobre a atual situação na região afetada.

Dentre os temas a serem abordados, destaca-se a análise das dificuldades enfrentadas pelos pescadores locais, assim como a crise habitacional que atinge os deslocados, podendo envolver a Caixa Econômica Federal em possíveis soluções.

A urgência em realocar a população para áreas mais elevadas de Maceió será discutida durante a audiência, buscando medidas rápidas e efetivas diante da gravidade da situação.

O Palácio do Planalto expressa preocupação em relação a uma possível CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado para investigar o caso Braskem.

Enquanto o senador Jaques Wagner tenta evitar a instalação da CPI, o senador Renan Calheiros busca acelerar o processo, gerando um potencial embate entre aliados distintos do governo.

A dinâmica política local adiciona complexidade ao cenário, com o governo buscando evitar confrontos entre Renan Calheiros e o presidente da Câmara, Arthur Lira.

Desde o dia 29 de novembro, a prefeitura de Maceió decretou situação de emergência devido ao risco iminente de rompimento da mina.

A mina é uma das 35 administradas pela petroquímica Braskem no município para a extração de sal-gema.

O colapso parcial da mina 18 foi precedido por vários dias de alertas sobre o risco iminente de colapso. Esses alertas já tinham resultado na evacuação emergencial da área afetada.

alagoas Lula maceió

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.