São Paulo
21°C
Rio de Janeiro
25°C
Brasília
22°C
Salvador
29°C
Belo Horizonte
21°C
Fortaleza
29°C
Recife
29°C
Manaus
26°C
Curitiba
20°C
Porto Alegre
26°C
Home >> Último Segundo >> Bolsonaro critica punições do STF aos manifestantes do 8 de janeiro

Bolsonaro critica punições do STF aos manifestantes do 8 de janeiro

Em entrevista à CNN, o ex-presidente afirmou que houve "vandalismo de alguns exagerados", mas que a pena é desproporcional

por

iG Último Segundo

8 de janeiro de 2024

IG

Segundo o ex-presidente, a descisão foi um ‘balde de água fria’ nas manifestações de ruaReprodução / X Jair M. Bolsonaro – 10.12.2023

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cedeu uma entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (8) para comentar o um ano do ataque golpista do 8 de janeiro. Na conversa, Bolsonaro teceu críticas as penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos manifestantes. Segundo o ex-mandatário, a pena de “17 anos de cadeia” é desproporcional.

“Houve vandalismo, sim. Alguns exagerados, mas não era para eles esse tipo de pena, 17 anos de cadeia”, afirmou o ex-presidente. Na visão de Bolsonaro, a decisão tomada pelo STF é um “balde de água” nos movimento que desejam manifestar contra o governo do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Nem traficante [está] pegando 17 anos de cadeia. Que absurdo é esse? Que democracia a gente vive? Vão ficar quietos até quando? Com essas decisões, jogaram um balde de água fria nos movimentos de rua”, completou Bolsonaro na entrevista.

Nesta segunda-feira, o governo Lula promoveu uma cerimônia para relembrar os ataques golpistas à Praça dos Três Poderes. No dia 8 de janeiro de 2023, manifestantes extremistas invadiram e depredaram a sede dos três poderes, destruindo artefatos históricos no local. 

A cerimônia foi alvo de crítica de Bolsonaro: “Vai ter um evento no dia 8 para comemorar o Dia da Democracia. Pelo amor de Deus… O PT do Lula defende [Nicolás] Maduro, a Nicarágua que expulsa freiras, cujo satélite PCdoB tem relações com a Coreia do Norte. Esse governo que diz que Israel cometeu absurdos contra o Hamas. Não reconhece o Hamas como terrorista. Esse cara é o democrata?”.

Bolsonaro está desde a última semana na casa de praia em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

8 de janeiro bolsonaro cerimônia Lula stf

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.