São Paulo
21°C
Rio de Janeiro
25°C
Brasília
22°C
Salvador
29°C
Belo Horizonte
22°C
Fortaleza
29°C
Recife
29°C
Manaus
26°C
Curitiba
20°C
Porto Alegre
26°C
Home >> Último Segundo >> Biden pede remoção de arame na fronteira com México à Suprema Corte

Biden pede remoção de arame na fronteira com México à Suprema Corte

Presidente norte-americano pediu autorização para remover os fios; decisão representa escalada na disputa com governador republicano do Texas

por

iG Último Segundo

3 de janeiro de 2024

IG

Biden pediu remoção de arame que separa México dos EUAReprodução / CNN Brasil – 02.01.2024

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu à Suprema Corte que a Patrulha da Fronteira do país removesse o arame farpado que fica na fronteira com o México.

A solicitação, no entanto, representa uma escalada na disputa entre Biden e o governador republicano do Texas, Greg Abbott, sobre a política de fronteira. O embate em questão é sobre se a Patrulha de Fronteira pode ou não cortar o arame farpado que o Texas instalou nas margens do Rio Grande.

No ano passado, o estado entrou com uma ação para impedir que os fios fossem cortados, dizendo que a ação destruiria ilegalmente propriedades estatais e prejudicaria a segurança no local.

Um tribunal federal de apelações também ordenou, no mês passado, que os agentes da Patrulha de Fronteira parassem com a prática enquanto o processo judicial ocorria. Agora, o Departamento de Justiça entrou com um pedido de emergência, pedindo que a Suprema Corte anule a decisão.

A administração de Biden afirmou, em documentos judiciais, que os agentes cortaram os arames para fornecer assistência médica os imigrantes que precisavam ou para deter migrantes que já cruzaram o território norte-americano.

arame arame farpado Biden Estados Unidos EUA fronteira Joe Biden México Texas

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.