São Paulo
17°C
Rio de Janeiro
22°C
Brasília
17°C
Salvador
25°C
Belo Horizonte
17°C
Fortaleza
26°C
Recife
26°C
Manaus
27°C
Curitiba
15°C
Porto Alegre
18°C
Home >> Último Segundo >> Avião é bloqueado na França por suspeita de tráfico de pessoas

Avião é bloqueado na França por suspeita de tráfico de pessoas

Investigação ocorre em um pequeno aeroporto da França

por

Naian Lucas Lopes

23 de dezembro de 2023

IG

Aeroporto de VatrySite Turista Profissional

A situação de 303 passageiros indianos, incluindo menores de idade, confinados na segunda noite em um pequeno aeroporto na França, ganha destaque após o bloqueio de um Airbus A340 operado pela Legend Airlines desde quinta-feira (21), sob suspeita de tráfico de pessoas, após uma denúncia anônima.

Entre os passageiros, há 13 menores não acompanhados, além de menores acompanhados, variando de um bebê de 21 meses a um adolescente de 17 anos, segundo informações do Serviço de Proteção Civil do Departamento de Marne À AFP.

A rota do voo, de Dubai a Manágua, incluía uma escala na França. Dois passageiros foram detidos, e uma investigação está em andamento para verificar se há indícios que respaldem as suspeitas de tráfico de pessoas.

As autoridades suspeitam que os passageiros, provavelmente trabalhadores indianos nos Emirados Árabes Unidos, planejavam viajar para um país da América Central para entrar ilegalmente nos Estados Unidos ou Canadá.

Integrantes da tripulação foram interrogados e autorizados a sair em liberdade, retornando para casa se desejarem. Os passageiros permanecem nas instalações do aeroporto, onde foram providenciadas camas, chuveiros e banheiros químicos.

A lei francesa permite retenção na zona de espera por até quatro dias, prorrogáveis em circunstâncias específicas, com uma permanência máxima de 26 dias, dependendo de recursos apresentados. O tráfico de pessoas é crime na França, punível com pena de até 20 anos de prisão e multa de 3 milhões de euros.

A embaixada da Índia na França informou que obteve acesso consular e está zelando pelo bem-estar dos passageiros. A Legend Airlines, uma pequena companhia com uma frota de quatro aviões, incluindo dois A340-313, é responsável pelo voo em questão.

O aeroporto de Vatry, que recebeu 62.000 passageiros em 2022, principalmente em voos de companhias de baixo custo, segundo a União de Aeroportos Franceses, agora se torna o centro de uma complexa situação envolvendo tráfico de pessoas e investigações.

aeroporto França

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.