São Paulo
15°C
Rio de Janeiro
22°C
Brasília
18°C
Salvador
27°C
Belo Horizonte
19°C
Fortaleza
27°C
Recife
26°C
Manaus
24°C
Curitiba
11°C
Porto Alegre
10°C
Home >> Último Segundo >> Após ter conta hackeada, Janja volta para o X: 'Decidi seguir atuante'

Após ter conta hackeada, Janja volta para o X: 'Decidi seguir atuante'

Primeira dama criticou demora dos administradores da rede social em coibir as postagens que estavam sendo feitas pelos invasores

por

Rafael Nascimento

17 de dezembro de 2023

IG

Perfil da primeira-dama Janja Lula da Silva foi invadido por hacker nesta semanaClaudio Kbene/PR – 14/11/2023

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, reativou sua conta no X (antigo Twitter) neste domingo (17) após o perfil ter sido invadido por hackers na última segunda-feira (11).

Os criminosos realizaram diversos ataques misóginos contra Janja. Em nova postagem na rede, ela contou que também teve as contas de e-mail e do LinkedIn invadidas.

“Nesta última semana, depois de ter meu e-mail, X e LinkedIn invadidos, me senti exposta, agredida, ameaçada e desrespeitada como nunca antes. Foram momentos de angústia, ansiedade e tristeza, mas também de acolhimento e força com tantas mensagens de apoio e conforto que recebi”, iniciou Janja no texto.

A primeira-dama contou ainda que os ataques a fizeram pensar em não manter a rede social. Ela aproveitou e ainda criticou a demora dos administradores do X em coibir as postagens criminosas.

“Pensei muito sobre voltar ou não para essa rede social, não apenas por causa das agressões que aconteceram em meu perfil, mas principalmente por toda a demora dos administradores da rede X em agir, congelando meu perfil para que as agressões parassem de ser postadas e pudessem ser silenciadas.”

Janja lamentou que um dos hackers seja um menor de idade: “É triste que um adolescente de 17 anos, que confessou a invasão ao meu perfil, esteja no ambiente das redes disposto a espalhar tanto ódio e repulsa às mulheres. Mais absurdo ainda é as plataformas permitirem que crimes de ódio sejam praticados livremente.” 

Na última quinta-feira (14), a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão no endereço do confesso menor de invadir o perfil. Os mandados, autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram cumpridos na casa do adolescente, em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal.

Invasão por hacker Janja Lula Primeira dama X

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.