São Paulo
19°C
Rio de Janeiro
23°C
Brasília
23°C
Salvador
25°C
Belo Horizonte
26°C
Fortaleza
29°C
Recife
28°C
Manaus
31°C
Curitiba
14°C
Porto Alegre
17°C
Home >> Último Segundo >> 8 de janeiro: STF prevê julgar 146 ações do ataque golpista até abril

8 de janeiro: STF prevê julgar 146 ações do ataque golpista até abril

A partir de fevereiro, devem ser julgadas 15 ações penais por semana

por

iG Último Segundo

8 de janeiro de 2024

IG

O STF já condenou mais de 20 réus pelos atos golpistas em Brasília (DF) no dia 8 de janeiro.Reprodução: Flipar

O Supremo Tribunal Federal (STF) planeja julgar 146 ações relacionadas aos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 entre fevereiro e abril, segundo apuração do jornal O GLOBO. Com isso, a Corte está perto de encerrar os julgamentos dos chamados executores dos atos golpistas, ou seja, aqueles detidos dentro dos três Poderes.

Até agora, o STF analisou 30 ações penais, todas resultaram em condenações. Outras 29 estão sendo analisadas em uma sessão aberta durante o recesso do Judiciário, encerrando no início de fevereiro.

Estima-se que, entre o início de fevereiro e o início de abril, 15 ações penais serão julgadas a cada semana, divididas em nove “levas”. Em abril, estão agendados os julgamentos de mais 11 processos. Com isso, espera-se que o total de casos julgados alcance 205. No total, foram abertas 232 ações penais contra pessoas acusadas de serem executores dos atos.

Essas previsões de julgamentos constam em um relatório das decisões tomadas pelo STF sobre o 8 de janeiro, divulgado no domingo pelo gabinete do relator, Alexandre de Moraes.

Outras 1.113 denúncias foram recebidas contra incitadores, aqueles acampados em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Entretanto, esses processos foram interrompidos para negociações em um possível acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

O relatório divulgado no domingo mostra que Moraes tomou 6.204 decisões relacionadas ao 8 de janeiro. Isso inclui 255 autorizações de mandados de busca e apreensão, em mais de 400 endereços, e 350 quebras de sigilo bancário e/ou telemático.

ações julgamento oito de janeiro Política stf um ano

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.