São Paulo
18°C
Rio de Janeiro
21°C
Brasília
13°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
16°C
Fortaleza
24°C
Recife
25°C
Manaus
26°C
Curitiba
16°C
Porto Alegre
18°C
Home >> Economia >> Tecnologia eleva produtividade da indústria em até 38%, revela estudo

Tecnologia eleva produtividade da indústria em até 38%, revela estudo

A pesquisa entrevistou representantes de aproximadamente 200 indústrias no Brasil durante os meses de agosto e setembro deste ano

por

Bruna Correia

12 de dezembro de 2023

IG

Tecnologia eleva produtividade da indústria em até 58%, revela estudoYasuyoshi Chiba / Agência O Globo

A incorporação de tecnologia na indústria demonstra aumento de até 38% na produtividade do setor, conforme revelado pelo Ranking Nacional da Indústria 4.0, uma pesquisa realizada pelo instituto Atlas Intel em colaboração com a Tractian.

A pesquisa entrevistou representantes de aproximadamente 200 indústrias no Brasil durante os meses de agosto e setembro deste ano. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Os resultados destacam ganhos ainda mais expressivos para empresas nos segmentos de Bens e Consumo (58%), Aeronáutica (54%) e Petróleo e Gás (48%).

No que diz respeito aos principais obstáculos enfrentados na adoção de tecnologias, destaca-se a escassez de conhecimento técnico, apontada por 28,4% dos entrevistados, e a insuficiência de recursos financeiros, mencionada por 24,2%.

Apesar da crescente necessidade, a implementação da tecnologia na indústria é um fenômeno relativamente recente no país. Conforme indicam os dados do estudo, aproximadamente 73% das empresas iniciaram a adoção de tecnologias da indústria 4.0 nos últimos cinco anos. Notavelmente, os setores de alimentos, agricultura e plástico se destacam como pioneiros, já que incorporaram essas tecnologias antes de 2015.

“Em um momento em que se discute produtividade e reindustrialização no Brasil, a pesquisa mostra que as companhias que investem em tecnologia têm um ganho exponencial em relação a quem não opta por buscar essas soluções. É por isso que o estudo é tão importante por aqui dado que é dessa forma que conseguiremos mostrar que há caminhos a serem seguidos. É, ainda, um incentivo para que outras indústrias também participem da próxima edição”, afirmou o CEO da Atlas Intel, Andrei Roman.

80% dos participantes da pesquisa afirmaram que a introdução de tecnologias 4.0, tais como automação, sensores IoT, inteligência artificial e métodos de big data na área de manutenção, resultou em impactos positivos na diminuição dos custos relacionados à indisponibilidade e na melhoria da qualidade dos produtos e serviços.

A pesquisa também chega à conclusão de que as empresas têm uma percepção extremamente positiva em relação a essas tecnologias — 94% dos entrevistados expressaram a intenção de continuar investindo em tecnologia na indústria. Não surpreendentemente, um terço dos participantes revelou que o custo por hora parada de qualquer máquina é, no mínimo, R$ 100 mil.

Indústria intel produtividade produtividade da indústria tecnologia

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.