São Paulo
20°C
Rio de Janeiro
25°C
Brasília
20°C
Salvador
27°C
Belo Horizonte
21°C
Fortaleza
26°C
Recife
28°C
Manaus
27°C
Curitiba
18°C
Porto Alegre
22°C
Home >> Economia >> Portabilidade gratuita de cartão de crédito rotativo ganha data

Portabilidade gratuita de cartão de crédito rotativo ganha data

O BC e o CMN aprovou a norma na última semana, e prevê o início para o dia 1º de julho de 2024

por

Brasil Econômico

26 de dezembro de 2023

IG

Os clientes poderão fazer a portabilidade a partir do dia 1º de julho de 2024rupixen.com / Unsplash

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovaram na última semana a norma que prevê a portabilidade do cartão de crédito rotativo de forma gratuita. Segundo os órgãos, os clientes poderão fazer a transferência do saldo devedor entre as instituições sem pagar taxas a partir do dia 1º de julho de 2024.

A partir da data, os clientes poderão procurar as instituições bancárias que possuam os menores juros ou melhores condições de pagamento, fazendo o pedido de uma proposta.

Desta maneira, o banco detentor da dívida poderá fazer uma contraproposta, sendo uma regra que ao menos uma das contrapropostas possua o mesmo prazo da proposta oferecida pela concorrente. Outro ponto ressaltado é que os juros não poderão ultrapassar o valor original da dívida. Essa última regra tem início janeiro de 2024.

O BC divulgou as novas regras, que passam a valer a partir do segundo semestre de 2024, nas redes sociais. Sobre a portabilidade das dívidas e dos demais instrumentos de pagamentos pós-pagos, além dos dados referentes das operações contratadas, serão detalhados no Demonstrativo Descritivo do Crédito.

O BC ainda diz que a portabilidade do saldo devedor da fatura não são aplicadas aos casos que preveem pagamento da fatura por consignação na folha de pagamento.

BC CMN Crédito Portabilidade

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.