São Paulo
14°C
Rio de Janeiro
21°C
Brasília
22°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
25°C
Fortaleza
26°C
Recife
26°C
Manaus
26°C
Curitiba
10°C
Porto Alegre
14°C
Home >> Economia >> Jacques Delors, idealizador do euro, morre aos 98 anos

Jacques Delors, idealizador do euro, morre aos 98 anos

Ele foi responsável pela criação da União Eruopeia de da implementação da Zona do Euro

por

Brasil Econômico

27 de dezembro de 2023

IG

Jacques DelorsTwitter

O francês Jacques Delors morreu em sua casa em Paris, aos 98 anos, nesta quarta-feira (27). A notícia foi inicialmente divulgada pela agência de notícias France-Presse, citando Martine Aubry, filha de Delors. O Instituto Jacques Delors, grupo fundado por ele em 1996, posteriormente confirmou sua morte.

Conhecido como o “arquiteto incansável da Europa”, Delors desempenhou papéis cruciais na criação do mercado único europeu e na introdução do euro. O presidente francês, Emmanuel Macron, expressou suas condolências, referindo-se a Delors como o “Senhor Europa” em sua homenagem nas redes sociais.

Ministro da Economia durante o mandato do presidente socialista François Mitterrand, entre 1981 e 1984, Delors recusou-se a concorrer às eleições presidenciais de 1995, apesar de ser o favorito nas pesquisas, frustrando as esperanças da esquerda francesa.

Enquanto presidente da Comissão Europeia de 1985 a 1995, Delors foi crucial na construção do mercado único sem fronteiras, abrindo caminho para a moeda comum e supervisionando a expansão da União Europeia de 10 para 15 países.

Apesar de ter dotado a UE de símbolos de Estado, como bandeira e hino, Delors enfrentou desafios ao tentar estabelecer uma Europa administrada por um governo federal para igualar o peso econômico do bloco, encontrando resistência em alguns países-membros, especialmente do Reino Unido da primeira-ministra Margaret Thatcher.

Até seus últimos dias, ele defendeu o fortalecimento do federalismo europeu e alertou contra o nacionalismo e o populismo.

Nascido em 20 de julho de 1925, em uma família da classe trabalhadora de Paris, Delors iniciou sua carreira aos 19 anos no banco central francês após a libertação de Paris durante a Segunda Guerra Mundial. Sua formação em economia na Sorbonne e seu envolvimento no movimento sindical cristão moldaram sua visão política, centrada na estabilidade econômica e no progresso social.

98 anos euro europa frances jacques delors morte

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.