São Paulo
21°C
Rio de Janeiro
24°C
Brasília
18°C
Salvador
26°C
Belo Horizonte
21°C
Fortaleza
26°C
Recife
27°C
Manaus
27°C
Curitiba
20°C
Porto Alegre
18°C
Home >> Economia >> Governo instaura processo contra o Facebook por propaganda falsas

Governo instaura processo contra o Facebook por propaganda falsas

A secretaria afirma que alguns dos anúncios sobre o Desenrola Brasil apresentam sinais de desinformação com o intuito de fraude; entenda

por

Brasil Econômico

5 de dezembro de 2023

IG

Facebook e Instagram lançam versão paga sem anúncios na EuropaAndré Lourenti Magalhães

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deu início a um procedimento administrativo direcionado ao Facebook devido à divulgação de anúncios fraudulentos relacionados ao Desenrola Brasil, um programa destinado à renegociação de dívidas do Governo Federal. O comunicado foi oficializado nesta terça-feira (5) no Diário Oficial da União (DOU).

A secretaria afirma que os anúncios apresentam sinais de desinformação com o intuito de fraude bancária ou financeira. A Meta, empresa controladora do Facebook, dispõe de 20 dias úteis para apresentar sua defesa. Conforme a Senacon, “a não observância da solicitação acarretará consequências legais aplicáveis”.

Em julho, o governo federal determinou que o Google e Facebook removam anúncios falsos sobre o programa de renegociação. A medida mira sites falsos que usam propagandas de limpar o nome para aplicar golpes em negativados.

Alguns dos conteúdos pagos se fazem passar por intermediários que prometem ajudar na adesão ao programa. Esse suposto serviço é oferecido em sites que fingem verificar se a pessoa tem direito ao benefício ou redirecionam para atendimento falso no WhatsApp.

Os responsáveis têm como intenção roubar dinheiro das vítimas, que acreditam estar quitando suas dívidas, além de também buscam obter dados pessoais, como CPF, informações bancárias e detalhes das contas em redes sociais.

Desenrola Desenrola Brasil Facebook meta Secretaria Nacional do Consumidor Senacon

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.