São Paulo
18°C
Rio de Janeiro
21°C
Brasília
15°C
Salvador
25°C
Belo Horizonte
15°C
Fortaleza
23°C
Recife
25°C
Manaus
26°C
Curitiba
14°C
Porto Alegre
16°C
Home >> Eventos >> FPE debate Portaria que exige autorização sindical para abertura de comércio aos feriados

FPE debate Portaria que exige autorização sindical para abertura de comércio aos feriados

Matéria deve ser vista mediante Projeto de Lei

27 de fevereiro de 2024

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), em parceria com o Instituto Unidos Brasil (IUB), promoveu um debate sobre os principais pontos da Portaria que trata do acordo sindical para trabalho aos feriados. A discussão foi logo após a reunião com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sobre o mesmo tema. Em resultado da ação contínua das Frentes, o chefe da pasta anunciou, nesta terça, que vai suspender temporariamente o texto por 90 dias.

“Conseguimos colocar para o ministro a necessidade de se ter diálogo sobre o assunto, bem como a criação de um Projeto de Lei. Temos que ter cautela quando falar em feriado para não deixar a janela muito aberta“, disse o presidente da FPE, deputado federal Joaquim Passarinho (PL/PA).

O Ministério do Trabalho publicou, em 14 de novembro de 2023, uma portaria que revoga a permissão contínua de trabalhos aos feriados para diversos setores. Após mobilização da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, em conjunto com outras frentes parlamentares que representam o setor produtivo, como a do Comércio e Serviços, o Ministério do Trabalho suspendeu temporariamente a portaria, trazendo – posteriormente – uma atualização do texto.

Para a FPE e a FCS, a nova portaria apresentada pela pasta pouco avançou no sentido de reduzir a interferência sindical nos acordos estabelecidos entre trabalhador e empregador, conforme estabelecido pela reforma trabalhista. Na avaliação das entidades, a insegurança jurídica permanece, uma vez que as duas versões da portaria são praticamente idênticas.

Dessa forma, uma agenda de conversas foi estabelecida entre o Congresso e o Executivo para a elaboração do melhor texto para o setor. Na próxima semana, deve haver outro encontro para uma discussão para a criação de um novo texto elaborado pelo Ministério, sobre contribuição sindical.

Para o deputado Luiz Gastão (PSD/CE), coordenador da FPE no Estado do Ceará, o fortalecimento de sindicatos é necessário, para maior sobrevivência. “O sindicalismo é uma coisa que precisa ser acompanhada. O Ministério vem discutindo há um ano uma reformulação para instituir a auto-regulamentação do sindicalismo, para criar-se a sustentabilidade com regras, em prol da sobrevivência”, comentou.

O parlamentar explica, ainda, que a matéria será estabelecida por Projeto de Lei. “O objetivo maior da portaria era trazer a discussão a forma de manutenção para se discutir o sindicalismo. Como medida provisória, essa temática poderia avançar, mas através de um Projeto de Lei sim, buscando um texto onde ninguém seja contra a sustentabilidade de sindicatos, em vista da geração de direitos. Vamos nos debruçar na discussão e colocarmos o que, para nós, seria aceitável. É uma nova relação entre capital e trabalho. É uma concorrência justa”, destacou.

Para o presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviço, deputado Domingos Sávio (PL/MG), é necessário esforços para a geração de empregos. “Nós precisamos gerar emprego e não dificultar o trabalho. O fato é que realmente precisamos de uma organização na questão sindical. Deve ser matéria definida por Lei, com um amplo debate. Ninguém vai proibir o funcionamento de nenhum tipo de estabelecimento que seja. Proibir trabalho é um retrocesso”, declarou.

O vice-presidente da FPE, deputado Zé Neto (PT/BA) acredita ser persistente a discussão por meio de convenções. “Eu defendo sindicatos e não dá para falar da fragilização. A gente precisava resolver o problema dos feriados com convenções, porque tem temas que só podem ser resolvidos dessa forma. Essa é uma questão dos trabalhadores. Precisamos olhar para o Brasil mais do que para o problema”, defende.

Para acessar as fotos oficiais do evento, clique aqui.

 

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.