São Paulo
19°C
Rio de Janeiro
22°C
Brasília
19°C
Salvador
25°C
Belo Horizonte
18°C
Fortaleza
27°C
Recife
26°C
Manaus
27°C
Curitiba
16°C
Porto Alegre
18°C
Home >> Economia >> Celulares roubados serão bloqueados em até 10 minutos

Celulares roubados serão bloqueados em até 10 minutos

Lançamento acontecerá nesta semana

por

Naian Lucas Lopes

18 de dezembro de 2023

IG

Celular Seguro é o novo projeto do governo federalPixabay

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar nesta terça-feira (18) o “Celular Seguro”, uma iniciativa para bloquear instantaneamente celulares roubados, visando impedir acessos não autorizados a contas bancárias e serviços no dispositivo.

O funcionamento do “Celular Seguro” envolve um aplicativo e um site exclusivo no gov.br, atuando como um “botão de segurança” acionável pela vítima ou por uma pessoa de confiança cadastrada.

O objetivo principal é agilizar o bloqueio de aplicativos bancários e serviços de SMS em até 10 minutos após o acionamento, uma medida estratégica para enfrentar a ação ágil dos criminosos.

A maioria dos bancos filiados à Febraban, representando uma parcela significativa do setor bancário brasileiro, já aderiu voluntariamente ao aplicativo. Esse lançamento ocorre em meio a um aumento expressivo nos índices de roubos de celulares, registrando mais de 999 mil ocorrências em 2022, um aumento de 16,6% em relação ao ano anterior.

O “Celular Seguro” está alinhado com os protocolos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), incorporando o uso do site ou aplicativo para tornar o processo mais acessível e eficiente.

A iniciativa visa simplificar o registro de crimes, reduzindo o tempo estimado para o procedimento, que atualmente é de uma hora.

A proposta contempla também mecanismos para reverter enganos dos consumidores ao acionarem o botão de segurança.

A expectativa é que, ao tornar o aparelho inútil rapidamente, a medida desestimule a ação dos criminosos, impactando diretamente na eficácia de seus objetivos.

O “Celular Seguro” não substitui o boletim de ocorrência, mas busca ser um complemento eficaz para mitigar o dano causado ao consumidor.

Embora o governo não tenha estabelecido uma meta específica de redução de roubos, acredita-se que a implementação desta nova funcionalidade terá resultados significativos no enfrentamento desse tipo de crime.

Celulares roubados Governo Lula

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.