São Paulo
17°C
Rio de Janeiro
22°C
Brasília
17°C
Salvador
25°C
Belo Horizonte
17°C
Fortaleza
26°C
Recife
26°C
Manaus
27°C
Curitiba
15°C
Porto Alegre
18°C
Home >> Economia >> Acordo entre UE e Mercosul é 'vital', diz ministro argentino

Acordo entre UE e Mercosul é 'vital', diz ministro argentino

Declaração foi dada por ministra de Relações Exteriores de Milei

por

Ansa

15 de dezembro de 2023

IG

Javier Milei é empossado presidente da ArgentinaReprodução/Televisión Pública – 10.12.2023

O novo governo da Argentina, liderado pelo ultraliberal Javier Milei, considera o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul “de vital importância”.

A declaração foi feita nesta sexta-feira (15) pela ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, durante uma reunião em Buenos Aires com os representantes diplomáticos da UE.

“É uma das nossas prioridades porque não só representa uma oportunidade histórica para os países de ambos os blocos, mas também representaria um ponto de referência na cooperação global e na construção das relações sólidas baseadas no respeito recíproco”, afirmou ela.

Durante o encontro, Mondino transmitiu então aos líderes europeus da missão “a decisão do governo Milei de trabalhar pela integração da Argentina no mundo, em particular em relação ao comércio bilateral e investimentos”.

As negociações sobre o acordo UE-Mercosul se arrastam há mais de 20 anos. Após a assinatura anunciada em 2019, iniciou-se uma longa fase de análises do tratado para sua ratificação que, no entanto, ainda não foi concluída.

Uma conclusão positiva das negociações era esperada durante a recente cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro, mas o anúncio foi adiado mais uma vez devido às fortes reservas expressadas pela França e pelo governo cessante de Alberto Fernández, na Argentina.

acordo Argentina economia Mercosul milei União Europeia

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.