São Paulo
15°C
Rio de Janeiro
22°C
Brasília
18°C
Salvador
27°C
Belo Horizonte
19°C
Fortaleza
27°C
Recife
26°C
Manaus
24°C
Curitiba
11°C
Porto Alegre
10°C
Home >> Último Segundo >> Suécia passa a integrar Otan após dois anos de negociações

Suécia passa a integrar Otan após dois anos de negociações

A adesão acontece depois que Kristersson entregou formalmente os documentos ao Departamento de Estado norte-americano

por

Ansa

7 de março de 2024

IG

Kristersson entregou formalmente os documentos aos EUAANSA – 07.03.2024

A Suécia se tornou oficialmente nesta quinta-feira (7) o 32º país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), após dois séculos de neutralidade e dois anos de negociações.

“Hoje é um dia histórico.

A Suécia é agora membro da Otan”, celebrou o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, ao lado do secretário de Estado americano, Antony Blinken. “Hoje é uma vitória para a liberdade.

A adesão acontece depois que Kristersson entregou formalmente os documentos ao Departamento de Estado norte-americano. Agora, a bandeira sueca azul e amarela será hasteada na próxima segunda-feira (11) em frente à sede da Otan em Bruxelas.

Blinken afirmou que a Suécia é o 32º país-membro do aliança e enfatizou que o ingresso do país à Otan mostra o “desastre estratégico” da Rússia, que chegou a prometer que tomaria medidas em reação à adesão de Estocolmo.

Durante discurso, Kristersson destacou que “a Ucrânia luta pela sua liberdade e pela liberdade europeia”. “Para nós isto não é o fim de algo, mas sim o começo”.

A Suécia havia pedido sua adesão em 2022, na esteira da invasão russa à Ucrânia, assim como a Finlândia. Os dois países escandinavos romperam sua histórica política de neutralidade para garantir proteção contra eventuais agressões de Moscou, e Helsinque já é membro desde abril de 2023.

“É oficial: a Suécia é agora o 32º membro da Otan, ocupando o seu legítimo lugar à nossa mesa. A adesão da Suécia torna a Otan mais forte, a Suécia mais segura e “Toda a Aliança está mais segura”, escreveu o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em seu perfil no X (Antigo Twitter). 

Kristersson Otan Suécia Ucrânia

Esteja sempre por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as principais informações em seu e-mail.